Conheça as iniciativas e produtos do pantanal sul-matogrossense que estarão no Green Rio

O Sebrae MS estará presente no Green Rio, levando produtores e iniciativas do pantanal. Confira a seguir alguns dos produtos que serão expostos na feira, assim como iniciativas realizadas e que terão informações disponíveis aos visitantes do evento.

Angí Chocolates
Chocolate orgânico e vegano, feito do cacau à barra com inclusão de frutos nativos colhidos por pequenas comunidades do Pantanal. Unindo comida e cultura pantaneira, Beatriz Branco fundou a Angí, uma marca de chocolates artesanais. Cada fruto contém em si o poder da existência e da resistência, a ser replicada na natureza. Se podemos utilizar os frutos para nos alimentar, podemos também utilizar suas sementes para germinar e devolver à natureza uma nova vida. Todos os produtos foram feitos artesanalmente e embalados a mão. Ao contrário de produtos industrializados, seus produtos têm a preocupação com a valorização dos ingredientes da região pantaneira e do cerrado, que são extraídos de forma sustentável. Compostas a partir do mix de ingredientes base e da extração natural de sabores dos frutos silvestres, plantas, cascas e aparas de árvores que colhemos ou que foram colhidas por cooperativas locais, suas barras de chocolate são orgânicas e veganas.

Tar & Tar
A TAR&TAR nasceu em fevereiro de 2015 com a missão de levar mais sabor e qualidade à mesa dos nossos consumidores.
O Chef se inspirou nas cozinhas de alto padrão das gastronomias francesa, italiana, americana e tailandesa. Trabalhou, se aperfeiçoou e desenvolveu produtos Premium, preparados com técnicas e matéria prima que proporcionam sabores diferenciados.

A linha dos molhos apresenta produtos tradicionais, mas com uma releitura no estilo Confort Food. Além do cuidado de usar ingredientes frescos e sem conservantes químicos, o nosso chef agrega toques particulares, inspirados na gastronomia afetiva para produzir molhos e geleias como se fossem feitos pelas avós.

Flor de Xaraés


Foi com referência às flores perenes do cerrado e pantanal Sul Mato Grossense, que Claudia Castelão se inspirou para criar as rosas de madeira.

Ph Cosmetics
A vida é cheia de escolhas difíceis e trocas. Sua rotina de beleza – o que você coloca no corpo todos os dias – não deve ser uma delas. Por isso, criamos a PH: para capacitá-lo a cuidar melhor de si mesmo, das pessoas que você ama e do mundo ao seu redor. Ingredientes puros e potentes são apenas o começo. Estamos constantemente buscando os melhores recursos disponíveis – dos mais recentes avanços científicos aos extratos botânicos usados há séculos – para criar produtos melhores, de várias maneiras. Industria cosmética que valoriza a consciência inclusiva e os ingredientes dos Biomas Brasileiros.

Soul Leve
Estamos localizados no interior no Mato Grosso do Sul. Somos produtores de Ghee Artesanal Premium feita de NATA e produtores de Banha Suína proveniente de animais criados a pasto. Tudo aqui é cuidadosamente produzido com o objetivo de encantar nossos clientes e levar para todas as pessoas, através de nossos produtos, um pedacinho da pureza que é viver em uma fazenda, unindo doses de amor, leveza e saúde. Nossa missão é desenvolver alimentos que alimente de forma simples e pura respeitando e valorizando a todos os envolvidos no processo. Nossa missão é levar para todas as pessoas, através de nossos produtos, um pedacinho da pureza que é viver em uma fazenda, unindo doses de amor, leveza e saúde. Nossos valores são desenvolver alimentos, que nutre de forma simples, pura e saudável, respeitando e valorizando todos que fazem parte do processo em nosso negócio.

Mel Zen
A Mel Zen encontrou nas matas do Pantanal o cenário perfeito para o trabalho com as abelhas, região abençoada por nascentes de águas puras e flores que revelam um produto de qualidade inigualável. Néctar suave, ideal para o consumo diário, contempla uma rica e variada mistura de flores da floresta. Mel nobre, espesso, extremamente suave, de coloração translúcida, sua origem remete a um cipó usado desde a antiguidade pelos povos indígenas.

UDU
Udu, nome com uma sonoridade agradável e que homenageia um exemplar maravilhoso da nossa avifauna: o pássaro símbolo de Bonito (Udu-de-coroa-azul / Momotus momota). Esse foi o nome escolhido e acolhido por nós e com ele batizamos nosso ateliê. O ateliê é o nosso coração. Todas as peças utilitárias são criadas por mãe e filha: Sinéia e Joana, que contam com a ajuda de uma equipe de artesãos de Bonito. Todos aprendem a trabalhar com o barro na Udu. As peças são produzidas a partir de moldes de gesso, preenchidos com barbotina (argila líquida). Após o processo de acabamento, as peças devem secar naturalmente e, quando completamente secas, devem ser queimadas a uma temperatura de aproximadamente 950oC. Na sequencia, as peças são esmaltadas, desenhadas e voltam ao forno. Dessa vez, a temperatura é mais alta: cerca de 1280oC. Tudo é feito aqui, desde a confecção dos moldes de gesso e dos vidrados, passando pelo preparo da barbotina, até a produção, esmaltação e queima das peças. Nossa família – que concebeu a Udu – tem forte ligação com a natureza, e por consequência, a sustentabilidade é preocupação constante na UDU. Nossas embalagens são todas com material reciclado: reaproveitamos caixas de papelão de estabelecimentos da cidade. A água utilizada em nosso ateliê é proveniente de captação de água da chuva. A argila para produção de nossas peças é extraída de local adequado (as olarias que nos fornecem o material são licenciadas). Desde 2012, quando começamos, até hoje, muita gente já passou por aqui e contribuiu enormemente para o sucesso da Udu. Em 2015, Sineia Milano, idealizadora e proprietária da Udu, recebeu primeiro lugar no prêmio “Mulher de Negócios” do Sebrae-MS, em reconhecimento ao lindo trabalho realizado no ateliê.

CAMINHOS DO PANTANAL

Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do Turismo, da Economia Criativa e do Agronegócio existentes no Pantanal, por meio de capacitações, consultorias e participação em eventos, a fim de que o produtor rural, o empresário do turismo e o empreendedor da economia criativa melhore a competitividade do seu negócio, mostrando a força do empreendedor pantaneiro. Além disso, identifica e incentiva novas atividades na região, apoiando as boas práticas de prevenção e combate a incêndios florestais no território.

Made in Pantanal
Uma das ações do Pró Pantanal foi a criação do selo Made in Pantanal, que tem por finalidade apresentar a origem dos produtos produzidos com respeito ao meio ambiente, contribuindo também para valorizar a cultura do povo pantaneiro e promover o desenvolvimento econômico. O programa conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), do Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Sabores dos Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50
Para comemoração de seu 50º aniversário e de 30 anos do Rally dos Sertões, o Sebrae – em parceria com o evento – realiza o concurso gastronômico Sabores dos Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50. A iniciativa abrange restaurantes localizados nos municípios incluídos na rota do rally e em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Costa Rica serão contemplados com a ação. Com o objetivo de valorizar e divulgar o sabor típico da culinária das regiões da rota do Rally, o concurso é a oportunidade de o público degustar pratos especiais que evidenciam ingredientes típicos e as especialidades dos estabelecimentos, em preços promocionais. Na competição, cada restaurante tem o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizando ingredientes locais sendo a mandioca em Campo Grande/MS e a carne seca em Costa Rica/MS.

Plano Estadual MS Carbono Neutro – PROCLIMA
O Plano Estadual MS Carbono Neutro – PROCLIMA, tem por objetivo estabelecer um conjunto de ações e medidas de responsabilidade do poder público, das atividades econômicas e da sociedade em geral para que, no âmbito do território sul-mato-grossense, as emissões de gases de efeito estufa sejam neutralizadas a partir de 2030, antecipando assim, em 20 anos, a meta de 2050, estabelecida no Acordo de Paris. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do estado, Jaime Verruck, assinaram no dia 3 de novembro de 2021, decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 4.555, de 15 de julho de 2014, instituindo a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC em Mato Grosso do Sul e o Plano Estadual MS Carbono Neutro – PROCLIMA.

Workshop de apoio à empresários da rota Pantanal-Bonito
O Sebrae/MS, em convênio com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), apoiou empresários do setor de turismo do Estado para participarem de ação de promoção do destino para operadores que trabalham com turistas estrangeiros. O workshop ocorreu no Rio de Janeiro, durante o Incoming Day, no dia 14 de julho. Esse trabalho está alinhado com o Pró Pantanal, que tem eixo no turismo para apoiar a recuperação e fortalecer a atuação de negócios existentes no bioma. As empresas que participaram do evento atuam no trade em Corumbá, Miranda, Bonito, principalmente com a rota Pantanal-Bonito. Os empresários tiveram a oportunidade de realizar pitchs e apresentar os diferenciais, as belezas e os pacotes disponíveis para os Destination Managment Companies (DMC’s), denominação para operadores do mercado internacional. 


 

 


 

Concordo com termos de uso e políticas de privacidade do Green Rio

Compartilhamento da página