“Carreiras e Oportunidades no âmbito da Economia Azul” – por Renato Dias Regazzi *

As velozes mudanças tecnológicas, as mudanças climáticas, a potencial crise de alimentos, e os conflitos mundiais cada vez mais polarizados, coloca o planeta em risco, com muitas incertezas em relação ao futuro da humanidade. Isso tudo impacta na geração de empregos, renda e riquezas em todos os países ao redor do mundo. Porém, apesar das incertezas, alguns temas de futuro apontam como oportunidade e como forma de mitigação e solução de alguns dos atuais problemas, como a crise climática. Essa oportunidade pode ser traduzida por meio da sustentabilidade, o que é quase consenso por grande parte da humanidade.

No arrasto dessa temática da sustentabilidade, é conhecido de muitos a importância da economia verde, com foco na preservação dos ecossistemas florestais que exercem influência no clima do planeta. Mas em muitos casos é esquecida da parte do planeta que mais influencia o clima e que se encontra em risco, caso seja explorada sem o contexto da sustentabilidade, que é a economia do mar (azul), ou seja os ecossistemas e recursos proveniente do oceano. Cabe lembrar, reforçando essa reflexão que 71% do planeta é coberto pelos mares e oceano. Um recurso inestimável e a próxima fronteira de prosperidade para a humanidade, caso seja explorado de forma sustentável, visto que ser for explorado de outra forma sem o cuidado com o meio ambiente , como acontecido nos continentes, o planeta irá colapsar para a vida humana e para inúmeros seres vivos.

Então, olhando para o futuro é possível verificar uma tendência para a economia oceânica e com a preocupação com o meio ambiente, sendo assim uma série de carreiras e oportunidades empreendedoras podem ser descortinadas, na certeza de um futuro de prosperidade. É sabido por muitos especialistas, que o acesso a proteína e a energia terá os mares como grande fonte desses recursos. Nasce então uma nova economia, a economia azul como grande oportunidade de negócios, emprego e renda, ao mesmo tempo com a preservação dos ecossistemas marítimos, contribuindo para reduzir o impacto da humanidade no clima do planeta.

Podemos definir essa economia como aquela que utiliza os mares como recurso ou meio de forma sustentável, abrangendo um modelo multisetorial de desenvolvimento e fomento de territórios costeiros, através da dinamização dos clusters marítimos. Os setores que serão mais impactadas pela economia azul serão o de alimentos por meio da aquicultura, algicultura e pesca, o setor de energia, o setor naval e náutico, de transporte marítimo, o turismo, economia da praia e esportes, o setor de ensino do mar, o setor da mineração, a biotecnologia e bluetech, e o setor de defesa e segurança.

Na onda destes setores relacionados a economia azul, inúmeras profissões e carreiras despontam como oportunidades, com destaque para: todas as profissões relacionadas ao setor de turismo costeiro e de praia, esportes do mar, gastronomia e alimentos marítimos, especialistas no tema da sustentabilidade, engenheiros e técnicos do setor naval, subsea, rovs, drones e náutico, aquicultores e algicultores, marinheiros, operadores portuários e logísticos, de manutenção e advocacia marítima, profissionais do marketing e internet com foco na sustentabilidade, empreendedores e cooperativas azuis, dentre outros profissionais e gestores de empreendimentos e organizações que tenham o mar como recurso ou meio. O importante é perceber as oportunidades e se preparar por meio de informações, mentorias e cursos nas carreiras e setores ligados ao mar, para aproveitar essa extraordinária economia, que poderá ser a maior fonte de postos de trabalho e renda no futuro, preservando o meio ambiente.

“Mar a vista, vamos cooperar e empreender”

Concordo com termos de uso e políticas de privacidade do Green Rio

Compartilhamento da página