Veja como foi o painel “Projeto WIPO Green e Propriedade Intelectual”

O painel WIPO Green e Propriedade Intelectual, realizado no Green Rio, trouxe resultados de iniciativas internacionais e de inovação em bioeconomia para o Brasil. Irene von der Weid, chefe da Divisão de Estudos em Propriedade Industrial e Inovação do INPI, apresentou o Estudo de Inteligência Estratégica em Inovação sobre Biofertilizantes, destacando tendências tecnológicas, oportunidades e o papel da propriedade industrial na consolidação desse mercado. Renata Ribas trouxe informações sobre o projeto WIPO Green, compartilhando sua experiência recente na Expo Mundial, no Japão.

Na sequência, Fábio Ramos, Agrosuisse, apresentou resultados consolidados do projeto WIPO Green, cuja Fase 4 foi encerrada em 2025. A empresa é a responsável pela consultoria no Brasil desde a Fase 2. O painel contou com a participação especial de Alida Bellandi, presidente da Guarany, empresa inovadora que esteve presente em etapas da iniciativa com tecnologias e conexões.

Encerrando o painel, Pedro Veillard, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, destacou a criação do Centro de Excelência em Fertilizantes, que será inaugurado no estado.