Participação internacional, bioeconomia e inovação azul na 13ª edição do
Green Rio / Blue Economy Rio 2025 

A 13ª edição do Green Rio / Blue Economy RIO Summit 2025 desembarcou mais uma vez na Marina da Glória, Rio de Janeiro, RJ. De 27 a 29 de novembro, representantes de diversos países se conectaram com temas relacionados à Bioeconomia, Economia Azul, Tecnologias Verdes, Segurança Alimentar, Cidades e Clima. Nos três dias, o evento reuniu 4.591 visitantes e 94 expositores. Um grande diferencial desta edição foi a agregação, no primeiro dia do evento, à primeira Conferência Rural da OCDE na América Latina, onde foi realizado o Green Rio Day.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, representados na abertura pelo secretário Bernardo Rossi. A SEAS esteve presente com estande institucional, auditórios e participação em diversos painéis.

Veja como foi a participação da SEAS-RJ no Green Rio / Blue Economy Rio

O Banco do Brasil integrou o grupo de patrocinadores, sendo representado na abertura pela superintendente no Rio de Janeiro, Ana Paula Matos, e participando ativamente do painel Ecos da COP30.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) também foi patrocinador, estando na abertura representado por seu presidente Miguel Fernández. O conselho apresentou seus principais eixos de atuação através de estande institucional e presença na programação nos temas de saneamento e no workshop Brasil Alemanha de bioeconomia.

Confira a participação do CREA RJ no evento

SEBRAE participou com os estados do Rio de Janeiro e Amazonas. RJ levou empreendedores que atuam no tema de pequenos negócios do mar. Sebrae AM com empresas principalmente em áreas da bioeconomia relacionadas a alimentos e cosméticos.

SONDA apresentou em seu estande soluções tecnológicas frente aos desafios climáticos e ambientais para descarbonização e economia circular.

O evento teve como parceria institucional: Consórcio Amazônia Legal, ABAG, Fundação CERTI, Cluster Tecnológico Naval.

Conteúdo Green Rio / Blue Economy Rio Summit

PAINEL ECOS DA COP30

O painel Ecos da COP30 no Green Rio foi um dos principais destaques no evento, reunindo especialistas e representantes para analisar os resultados da conferência em Belém. Banco do Brasil, Consórcio Amazônia Legal, ABAG, Fundação Certi, SEAS RJ, Sebrae AM e OCDE fizeram parte de programação.

Confira o especial sobre o painel Ecos da COP30

A tarde do dia 27/11 foi dedicada ao Blue Economy Rio Summit no auditório principal. O painel “A Potência da Economia Azul” teve moderação de Ana Asti e a presença de Alvaro Sardinha, de Portugal. Oriana Romano, Chefe de Unidade, Divisão de Governança da Água e Economia Circular da OCDE, participou pela segunda vez no Blue Economy Rio Summit. Em seguida, “Saneamento e Baías” também contou com presença do CREA RJ, SEAS e especialistas no tema.

O programa Blue Rio de startups teve seu fechamento com apresentação de diversas startups e a presença de grandes empresas e investidores na área de economia azul.

A sala bioeconomia recebeu debates focados em inovação industrial e desenvolvimento regional, iniciando com o painel da SENAI FIRJAN sobre soluções sustentáveis. Na sequência, o SENAR-RIO promoveu uma roda de conversa sobre o turismo rural como oportunidade de negócio sustentável. O debate contou com relatos de produtores, que exemplificaram como a integração entre produção local e turismo fortalece a economia do interior fluminense.

No dia 28 de manhã, o Workshop Brasil Alemanha foi realizado mais uma vez no Green Rio /Blue Economy Rio Summit com o tema “Bioeconomia e Transição Verde”. Dez representantes do Brasil e Alemanha fizeram parte dos debates que envolvem agricultura, bioeconomia, descarbonização e energia.

Participação Brasil – Alemanha no Green Rio

A programação de sexta-feira também marcou a estreia no Brasil da FINA (Feira de Inovação e Negócios Azuis). Inspirada pelo sucesso de sua primeira edição em Lisboa, o espaço foi um ponto de convergência para a apresentação de projetos tecnológicos, reunindo de empresas grandes, a pequenos negócios, prefeituras e associações.

Primeira edição da FINA (Feira de Inovação e Negócios Azuis), no Green Rio/Blue Economy Rio Summit

O painel sobre o projeto WIPO Green reuniu resultados da iniciativa de inovação tecnológica para o ambiente rural e experiências do INPI em propriedade intelectual, inclusive na parceria com o Japão. A fase 4 do projeto foi executada pela Agrosuisse.

Veja como foi o painel WIPO Green

Outros debates foram realizados durante o dia, envolvendo bioeconomia e tecnologia, contando com a moderação do subsecretário de agricultura Felipe Brasil e a presidente da Guarany, Alida Bellandi. Também foi o dia da reunião da câmara técnica de agricultura do Conleste com secretários de diversos municípios, como Maricá, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí, concluindo o dia com debate sobre a cadeia de cacau no estado do Rio, tendo o representante do Ministério da Agricultura, Celso Merola, a frente.

O potencial dos municípios e instituições financeiras também foi pauta no painel “Economia Azul – Agentes Transformadores”. O debate reuniu especialistas como Marcus Cardoso Santiago, representante do BNDES. O encontro focou no papel das lideranças locais e regionais na implementação de soluções práticas para os desafios ambientais contemporâneos.

O Sebrae Rio promoveu uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da economia do mar, com destaque para a apresentação do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Economia Azul e o detalhamento do Projeto de Mapeamento das Potencialidades Azuis de Saquarema. Durante o evento, foi realizado o lançamento da cartilha “Pequenos Negócios Azuis”.

No dia 29, sábado, o painel dedicado à segurança alimentar, alimentação escolar e agricultura regenerativa, mediado pela UniRio, reuniu especialistas para discutir a integração entre nutrição e produção sustentável. O IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) contou com estande e painéis dedicados à relação entre cidades e clima. O programa Incluir Petrópolis organizou debates sobre acessibilidade nos municípios.

No encerramento da programação, a Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM) da Prefeitura do Rio promoveu um seminário focado na articulação de 21 municípios, incluindo a capital. O encontro contou com a presença da secretária Cynthia Felix.

Bioeconomia, tecnologias e economia azul

Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025 reuniu uma diversidade de atores na Marina da Glória, somando 94 expositores de diferentes setores e regiões.

A riqueza da região amazônica também foi destaque por meio do Sebrae Amazonas, com sua tradicional exposição de produtos da biodiversidade, e da organização Amazônia 4.0, que utilizou um domo com biofábricas e óculos de realidade virtual para proporcionar uma imersão tecnológica na floresta aos visitantes. Instituições de fomento e indústria, como SENAR Rio, FINEP e FIRJAN, ocuparam auditórios para a divulgação de programas voltados à economia verde e descarbonização.

A SONDA Brasil, líder regional em Transformação Digital, apresentou sua plataforma de gestão de perdas de água com a utilização de inteligência artificial.

No setor industrial, a Guarany demonstrou produtos voltados à agricultura sustentável, reforçando a aproximação entre a indústria e a pesquisa tecnológica.

Secretaria de Desenvolvimento do Interior do Estado do RJ e Emater apresentaram a variedade da produção fluminense junto com AproRio, associação de produtores rurais. O SENAR Rio também levou projetos com produtos de características regionais, além de seu trabalho com educação rural. O Sebrae Rio participou em seu estande com iniciativas de pequenos negócios do mar e também realizou encontros de negócios em sala paralela na Marina da Glória.

No campo da ciência e tecnologia, a UFRJ apresentou inovações como o totem de algas e a estação-laboratório flutuante A~MARLab, voltada para a coleta de dados ambientais em águas poluídas. O ecossistema de inovação científica foi reforçado pela presença da Embrapa, UFRRJ e UERJ (Universidade do Mar), que levaram ao evento iniciativas voltadas ao mercado de bioeconomia. A dimensão internacional também foi contemplada com uma exposição do Governo da Suécia, focada em projetos de economia circular realizados no país europeu. O ambiente de novos negócios foi impulsionado pela presença de startups, representadas por meio do programa BlueRio, do estande da associação Cariocas e da SNASH (Sociedade Nacional de Agricultura), consolidando o evento como uma plataforma de fomento ao empreendedorismo inovador.

Durante o evento, foram realizadas reuniões voltadas para a integração regional e institucional, como o encontro do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense).

Confira a lista completa de expositores do Green Rio / Blue Economy Rio.

Auditório FINEP teve painel inédito sobre Biorrefinarias

O auditório FINEP reuniu durante três dias palestrantes de diversas organizações, apresentando programas da FINEP, debates sobre conteúdo científico e inovação, entre outros temas.
Um dos principais destaques foi a realização do painel “Biomassa como uma oportunidade para o desenvolvimento industrial: desafios da implementação de biorrefinarias no Brasil”. O encontro foi elaborado através de uma parceria com diferentes instituições, como o GEBio/UFRJ, MDIC e FINEP.

Confira informações completas sobre o painel de Biorrefinarias