Todos os prefeitos dos municípios que participaram do projeto Alimentação Escolar Saudável RJ compareceram ao Green Rio 2016 para a entrega dos Destaques Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ

O Projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ” é uma iniciativa do Planeta Orgânico, SEBRAE e FIRJAN / Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas SENAI.

O projeto tem por objetivo contribuir para a saúde das crianças nas escolas do Estado do Rio de Janeiro através da promoção do desenvolvimento local e regional e da alimentação escolar saudável, beneficiando assim os pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas.

Cada município, através das respectivas Prefeituras e Secretarias de Educação, deliberou a respeito do quantitativo de escolas aderiram ao Projeto.

Durante o Green Rio 2015, os prefeitos e representantes dos municípios de Itaperuna, Paraíba do Sul, Pinheiral, Trajano de Mores e Três Rios que aderiram ao Projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ”, assinaram um Termo de Adesão, mediante o cumprimento dos critérios e a utilização de indicadores de desempenho detalhados no Guia do projeto.

foto-prefeitois

Os resultados alcançados foram apresentados durante o Green Rio, dia 2 de junho de 2016, na Marina da Glória do Rio de Janeiro.

Todos os prefeitos dos municípios que participaram do projeto Alimentação Escolar Saudável RJ compareceram ao Green Rio 2016 para a entrega dos Destaques Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ.

foto-premiomerenda

Estiveram presentes:
Sr. Vinicius Medeiros Farah – Prefeito Três Rios
Sr. Márcio de Abreu Oliveira – Prefeito Paraíba do Sul
Sr. Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Prefeito de Itaperuna
Sr. José Arimathéa Oliveira – Prefeito de PInheiral
Sr. Carlos José Gomes de Souza – Prefeito de Trajano de Moraes

Antes da cerimônia de entrega dos Destaques Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ, Luiz Carlos Barbosa fez uma apresentação sobre o histórico deste projeto, detalhando os critérios para a indicação dos Destaques do Prêmio Alimentação Escolar Saudável.

foto-premiomerenda-1

Caravanas com merendeiras e Secretárias dos municípios envolvidos compareceram ao evento Green Rio para a entrega dos Destaques do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ. O Planeta Orgânico, organizador do evento Green Rio, considerou esta presença um momento inesquecível e um ponto alto deste evento.

foto-premiomerenda-2

O Projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ” abrangeu 408 merendeiras, 91 Escolas, com um total de 30.271 alunos desde creche a primeiro grau.

O volume total de compras para a merenda escolar, nesses cinco municípios, foi estimado em R$ 6.000.000,00, durante o ano de 2015. As compras de fornecedores locais representavam 56,9% no primeiro semestre e passaram para 76,8% ao final do segundo semestre de 2015. Houve incremento de R$ 1.164.480,00 nas compras de fornecedores locais, ou seja mais 34,9% em comparação com o primeiro semestre, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento local e regional;

Houve uma nítida mudança do padrão de consumo na merenda escolar, nesses cinco municípios, em direção a uma alimentação escolar mais saudável. Ocorreu uma redução de 11.496 quilos de gorduras, sal, açúcar e produtos processados/ultraprocessados (produtos que em excesso afetam a saúde) trocados por um aumento de 18.236 quilos de frutas, vegetais e produtos in natura (mais saudáveis).

logoalsaudavel

Mais informações em:
www.rioescolasaudavel.com.br