Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/6/1b/a7/greenrio/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5763
Green Rio / Rio Orgânico 2015

Green Rio / Rio Orgânico 2015 supera expectativas com mais de mil participantes

Com mais de mil inscritos, a quarta edição do Green Rio / Rio Orgânico supera expectativas e reforça o posicionamento deste evento como plataforma de negócios dos produtos orgânicos e sustentáveis. O evento foi realizado pelo Planeta Orgânico, dias 20 e 21 de maio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, contando com patrocínio do SEBRAE, Confederação Nacional do Comércio, Itaipu Binacional e Banco do Brasil.

Durante a mesa de abertura, foi lançado o Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ. Os prefeitos de Três Rios, Paraíba do Sul, Itaperuna e o Secretário de Ambiente de Pinheiral assinaram o compromisso com o projeto, que conta com o apoio do SEBRAE. O Planeta Orgânico convidou o pesquisador dinamarquês, Bent Milkkelsen, da Universidade Aalborg, para abordar o tema da alimentação nas escolas. Participaram do painel sobre alimentação escolar ainda representantes de Secretarias de Educação, do SENAI/FIRJAN e SEBRAE.

Novidades entre os Expositores

Empresas levam novidades através de cosméticos da Amazônia, pirarucu sustentável, frutas e mel do sul e nordeste, cereais, azeite português, adoçante agave e produtos da agricultura familiar, artesanato e do Estado do Rio de Janeiro.

A Fazenda Tamanduá trouxe da Paraíba a spirulina orgânica, que reduz colesterol, aumenta a imunidade e atua na flora intestinal. O empresário Pierre Landolt, idealizador do produto, espera incluir o produto, por exemplo, em alimentações escolares. Outra novidade no evento foram os peixes de água doce pirarucu e pintado da empresa Mar&Terra com criação por aquicultura no Mato Grosso do Sul.

A Monama, que veio de São Paulo, apresentou sua variedade de orgânicos, como cereais, pasta de amendoim, farinhas e outros produtos sem lactose e glúten. Produtos da agricultura familiar também marcaram presença através do Ministério do Desenvolvimento Agrário/RJ.

O Projeto de Cosméticos da Base Florestal da Amazônia apresentou produtos de sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. A variedade vai de shampoos, sabonetes, buchas, essências até perfumes e ingredientes para a indústria de cosméticos. O projeto conta com o apoio do SEBRAE e vem firmando presença no mercado do Rio de Janeiro. A Itaipu Binacional participou novamente, apresentado o programa socioambiental Cultivando Água Boa e os produtos orgânicos e artesanatos indígenas da região.

Apresentações na Conferência

Para abordar o tema da alimentação nas escolas, Bent Mikkelsen apresentou sua pesquisa sobre compras locais como desafio às cadeias globais de alimentos e abordou ainda a relação de crianças e jovens com a natureza em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.

Além do tema da alimentação escolar, que recebeu destaque especial no evento, outros assuntos ganharam atenção no Green Rio 2015.

No painel Pesquisa, Inovação e Mercado, Reginaldo Morikawa, Diretor Superintendente da Korin Agropecuária, apresentou dados que mostram que apenas o mercado de produtos orgânicos tem avançado a taxas médias superiores a 20% ao ano no Brasil, alcançando cerca de R$ 2,5 bilhões em 2014 e com expectativa de atingir R$ 10 bilhões, em 2020. Mundialmente, movimenta mais de US$ 70 bilhões. No mesmo painel, a empresária Maria Fernanda Rizzo falou sobre a experiência de fundar o Empório Papinha, uma rede de lojas de papinhas orgânicas que faturou R$ 1,1 milhão em 2014.

Rodadas de Negócio

O Green Rio promoveu uma rodada de negócios internacionais com compradores do Peru, Colômbia, Dinamarca e Estônia. As reuniões foram organizadas pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba), dentro do projeto Brazilian Flavors da APEX Brasil. A presidente executiva da Abba, Raquel de Almeida Salgado, destacou que a conquista do mercado exterior é possível, mas demanda comprometimento das empresas. Além da rodada internacional, houve ainda reuniões para o mercado doméstico com compradores de redes de restaurantes e supermercados organizadas pelo Planeta Orgânico.