Dinamarca, Brasil e China reunidos em projeto promovendo alimentação saudável e combate ao desperdício: SELEA BRASIL 21
Este projeto será apresentado no Green Rio 2021 

O projeto SELEA21 Brasil está ancorado no SELEA21, que é um Programa de Rede Internacional para a elaboração de estratégias futuras de aprendizado, para a aquisição de conhecimentos baseados na natureza e na promoção de uma transição para alimentação saudável e sustentável.

Dinamarca, a China e o Brasil se unem numa joint-venture que trata de soluções “SMART” dos jovens para o desperdício de alimentos.

A finalidade do projeto é investigar como os jovens (de 10 a 16 anos) na escola podem se engajar na transformação de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e como as tecnologias de aprendizado digital podem ser exploradas.

É uma colaboração entre pesquisadores e professores na China e no Brasil, continuando a construção sobre experiências do projeto SESAM recém terminado na Dinamarca.

Os pesquisadores otimizarão o fato do 2021 ser o ano das Nações Unidas (ONU) para promover o pensamento sistêmico em torno de sistemas agrícolas e alimentares. Neste ponto, desperdício e perda de alimentos em particular se tornam um ponto focal importante; este é um tópico onde a Dinamarca é muito forte e com disponibilidade para compartilhar seus conhecimentos.

O projeto SENSE & LEARN – Novas Estratégias para a vida no século 21, aprendizagem e treinamento de habilidades de alfabetização na Escola, usará estratégias urbanas de alimentos e agricultura como um ponto focal.

O projeto está ancorado no Departamento de Geociências e Gestão de Recursos da Københavns Universitet – Universidade de Copenhagen, coordenado pelo Professor Bent Mikkelsen.

No Brasil, o comitê gestor do projeto é formado por Giselle Medeiros Mesiara (UniversityCollege CPH/UCPH), Alessandra Pereira (UniRio, Rio de Janeiro) e Maria Beatriz Martins Costa ( Green Rio). Giselle Mesiara coordenou bilateralmente as ações, atuando no Brasil e também na Dinamarca, onde faz parte da equipe do Prof. Bent Mikkelsen neste projeto.

Este projeto será apresentado no evento Green Rio, que acontecerá de 25 a 27 de novembro de 2021 em formato híbrido, na Marina da Glória do Rio de Janeiro.

“O Professor Bent Mikkelsen já nos deu o prazer de participar de edições anteriores do Green Rio, mas este será uma momento especial para nós. Promover um projeto inovador como é o SELEA 21, estando o Brasil representada pelo Instituto Verdescola (SP), pelo Colégio Pedro II e por Sesc Mesa Brasil (ambos do Rio de Janeiro) é um sopro de esperança num momento em que começamos a sair de uma pandemia. Um voto de louvor para a todos os gestores, professores e alunos envolvidos neste projeto inspirador!” disse Maria Beatriz Martins Costa, coordenadora do Green Rio.

Confira abaixo o vídeo do Instituto Verdescola.

www.greenrio.com.br

 


 

Compartilhamento da página