REGULAMENTO
DESAFIO GREEN RIO:
“CRESCIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL”
De 24 a 26 de outubro de 2020

 

1. Informações Gerais

O Desafio Green Rio é uma maratona de ideias com objetivo de gerar soluções inovadoras para atender demandas tecnológicas para o crescimento rural sustentável com foco nos seguintes eixos:

1. Digitalização no campo;
2. Inovação tecnológica sustentável;
3. Economia verde.

A maratona será online e está prevista para o período de 24 a 26 de outubro de 2020 com atividades que visam estabelecer conexões entre as soluções inovadoras e o mercado (investidores, potenciais clientes, parceiros, entre outros). O Desafio é nacional e sua execução e conteúdo serão com apoio do SEBRAE Rio.

 2. Público alvo

Poderão participar do Desafio Green Rio estudantes (maiores de 18 anos) e profissionais de todo Brasil com ideias e projetos potencialmente inovadores para o setor de agronegócios. Os participantes serão equipes constituídas com, no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, até 05 (cinco) participantes. 

3. Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível no link abaixo até 22 de outubro (até às 20hs deste dia):
https://forms.gle/jzyY9aCMBoU3P1Ny5

As inscrições são gratuitas para os participantes. É vedada a participação de membros em mais de uma equipe.

Poderão ser selecionadas para o DESAFIO GREEN RIO até 10 (dez) propostas inovadoras que alcancem um dos desafios estabelecidos neste regulamento. O nome das propostas selecionadas para participar do DESAFIO GREEN serão divulgadas no site http://www.greenrio.com.br/.

Cabe ressaltar que por ser um evento on line, não haverá custos relacionados ao deslocamento, hospedagem e alimentação e de qualquer outra natureza.  A organização se reserva no direito de cancelar (ou adiar) o desafio não havendo mínimo de cinco equipes inscritas.

4. Prazo para submissão das propostas

O período de inscrição será de 08 de outubro a 22 de outubro de 2020 (até 20hs deste dia).

5. Desafios

O DESAFIO GREEN é composto por três temáticas na qual sua ideia ou projeto deverá ser aderente a pelo menos uma. As propostas devem apresentar soluções que desenvolvam a eficiência, gerem negócios e qualidade do trabalho do pequeno agricultor e de micro e pequenas empresas nos seguintes temas:

TEMÁTICA 1 – Tecnologia de uso de água (irrigação) para pequenas propriedades rurais

Existe uma carência por automação de processos produtivos em propriedades rurais pequenas.

Este desafio visa desenvolver soluções que facilitem o agricultor quanto ao uso de água em suas culturas, de forma customizada, como por exemplo, um sistema para irrigação de verduras, legumes ou de pomar (fruticultura).

TEMÁTICA 2 – Planejamento comercial e controle de desperdícios da produção rural

Um dos principais gargalos na produção agrícola fluminense e em outros estados vem sendo a escassez de produtos frente às crescentes demandas por alimentos saudáveis. Por outro lado, o excesso leva ao desperdício e sobra de alimentos, muitas vezes sendo descartadas. As ofertas e demandas com frequência estão descasadas. O desafio nesse sentido é realizar planejamento, identificar onde estão os produtores e as demandas (seja em alimentos ou floricultura, por exemplo), o que produzem e quando ocorrerão as colheitas. Será de grande importância gerar melhores condições para que esses dois lados tenham acesso às informações ou metodologias para melhorar este planejamento.

TEMÁTICA 3 – Inovação de produtos ou tecnologias em florestas/biomas brasileiros

Uma das principais discussões atuais tem sido a preservação das florestas nativas nos biomas brasileiros e a bioeconomia tem sido apresentada como um caminho. Como um exemplo para ilustrar o tema, o extrativismo de alimentos, ingredientes ou plantas medicinais, pode ser compatível com a preservação dos biomas. O desafio é identificar modelos de negócios inovadores (por ex., através de novos produtos ou tecnologias), que possam ao mesmo tempo preservar a biodiversidade.

6. Cronograma
Atividade Período
Início das inscrições 08 de outubro de 2020
Término das inscrições 22 de outubro de 2020 (20hs)
Divulgação de até 10 (dez) propostas
selecionadas
23 de outubro de 2020, após 15hs
Realização do DESAFIO GREEN RIO 24 de outubro a 26 de outubro de 2020

 

7. Local do Evento

As atividades do Desafio serão realizadas on line, em link de plataforma Zoom a serem disponibilizados aos participantes selecionados.

8. Programa

O DESAFIO GREEN RIO é uma realização da GREEN RIO. O Sebrae/RJ apoiará o evento mediante a realização de atividades com conteúdos voltados para estimular o empreendedorismo e a aplicação das soluções no mercado. Para participar do Desafio serão selecionados até 10 (dez) projetos.

Serão promovidas atividades sobre empreendedorismo e mercado conforme descrição a seguir:

Atividade Dia Horário
Workshop de Modelagem e Validação de Negócios 24 de outubro de 2020 9h as 12h
Mentorias 24 de outubro de 2020 14h as 18h
Workshop Pitch Eficaz 25 de outubro de 2020 9h as 12h
Mentorias 25 de outubro de 2020 14h as 18h
Apresentação para Banca (Potenciais investidores e clientes) 26 de outubro de 2020

 

17h

O DESAFIO poderá contar com a participação de mentores especialistas nas áreas temáticas e de gestão. Ao final do evento, os participantes deverão apresentar uma proposta de negócios que esteja relacionada a um dos temas a uma banca de jurados composta por representantes de mercado. As apresentações serão em formato de pitchs de até 03 (três) minutos de duração, seguidos de arguição dos jurados.

9. Premiação

Serão premiadas um total de 03 (três) equipes para todo o desafio (ou seja, não será necessariamente um prêmio por categoria).  As 03 (três) primeiras equipes que apresentarem soluções de negócios e tiverem as melhores pontuações de acordo com a avaliação feita pela banca de jurados receberão  a premiação na seguinte ordem:

1º Lugar)

1) Consultorias de gestão – 04 (quatro) horas de consultoria do Sebrae/RJ (A consultoria será oferecida a distância devido a pandemia);

2) Um (1) Kit Mesa Brasil SESC, que é composto por: 1 livro Mesa Brasil, 1 camisa padrão,  1 porta lápis, 1 avental;

3) Divulgação no showcase do website Green Rio;

4) a empresa Bayer oferece a 02 (dois) representantes da equipe uma viagem a Bayer Forward Farm, em Goiás, com logística e custos inclusos, assim discriminados (condições no final deste texto) ***

2º Lugar)

1) Um (1) Kit Mesa Brasil SESC, que é composto por: 1 livro Mesa Brasil, 1 camisa padrão,  1 porta lápis, 1 avental

2) Divulgação no showcase do website Green Rio.

3)  a empresa Bayer oferece a 02 (dois) representantes da equipe uma viagem a Bayer Forward Farm, em Goiás, com logística e custos inclusos, assim discriminados (condições no final deste texto) ***

3º Lugar)

1) Um (1) Kit Mesa Brasil SESC, que é composto por: 1 livro Mesa Brasil, 1 camisa padrão,  1 porta lápis, 1 avental

2) Divulgação no showcase do website Green Rio.

3)  a empresa Bayer oferece a 02 (dois) representantes da equipe uma viagem a Bayer Forward Farm, em Goiás, com logística e custos inclusos, assim discriminados (condições no final deste texto) ***

*** Passagens aéreas na classe econômica (origem Brasil) até o aeroporto de Brasília (ida e volta); traslado do aeroporto de Brasília até a Fazenda (ida e volta); refeição no local da visita; 01 (um) diária de hotel.

A viagem será organizada pela empresa BFF Viagem (empresa vinculada a Bayer), em viagem única com os representantes das equipes vencedoras (até 2 pessoas por equipe), mediante condições previamente combinadas, devendo ocorrer entre abril/2021 e outubro/2021, em período fora da época de colheita, em data a ser decidida pela Bayer (e, se possível, em período de férias universitárias). Caso a equipe não tenha disponibilidade para viajar na data escolhida, os representantes dispensarão esta premiação.

A organização do Desafio Green Rio não terá qualquer ingerência nos critérios do voucher, bem como na responsabilização por ausência de seguro viagem individual por parte dos premiados.

Obs. Em caso de empate, o critério de desempate será pela pontuação obtida nas respostas pela ordem das perguntas dos avaliadores – a partir do Critério 1) no formulário de avaliador.

10. Critérios

Os critérios para seleção de até 10 (dez) propostas que participarão do DESAFIO, bem como os critérios de seleção das 03 (três) melhores propostas serão:

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO

 

Modelo de Negócio Inovador

 

– Não inovou em produto, serviço, processo ou modelo de negócio – 0 (zero) ponto;

– Já inovou em pelo menos 01 (um) produto, processo, serviço ou modelo de negócio no último ano – 01 (um) ponto.

– Já inovou em 02 (dois) ou mais produtos, processos, serviços ou modelos de negócio no último ano – 02 (dois) pontos.

 

Relevância da tecnologia e/ou escalabilidade

 

– Apresenta baixa relevância tecnológica e/ou escalabilidade – 01 (um) ponto;

– Apresenta médio grau de relevância tecnológica e/ou escalabilidade – 02 (dois) pontos;

– Apresenta médio ou alto grau de relevância tecnológica e/ou escalabilidade – 03 (três) pontos.

 

Ideia de Negócios

 

– Apresenta ideia de negócio, porém não estruturada e não sabe a área de atuação – 1 (um ) ponto;

– Apresenta ideia de negócio, porém não estruturada, sabendo a área de atuação – 02 (dois) pontos;

– Apresenta ideia de negócio estruturada, com abordagem de um problema relevante, frequente e ainda não resolvido plenamente, sabendo a área de atuação – 03 (três) pontos.

Aderências às temáticas do Desafio

Não apresenta aderência – 0 (zero) ponto;

 

Apresenta aderência – 01 (um) ponto;

11. Disposições Finais

Todas as equipes terão a garantia do direito intelectual e de propriedade sobre as soluções desenvolvidas, não cabendo nenhuma relação de direito sobre a produção realizada pelos participantes nos dias do Desafio Green Rio por parte dos realizadores deste evento. Isso não exclui direitos das instituições participantes caso sejam utilizadas informações ou tecnologias protegidas por direito autoral ou propriedade intelectual.

Ao realizar a inscrição no Desafio Green Rio os participantes declaram que todos os dados e informações fornecidas ou cedidos, sob qualquer forma, em qualquer momento do evento, são completamente verídicos e de inteira responsabilidade de quem os forneceu ou dos cedentes. Assim, qualquer questionamento de natureza civil ou criminal devem recair sobre a equipe, por meio de seus representantes ou integrantes, que forneceram ou cederam os dados e informações questionadas representando a concordância e aceitação de todos os termos deste regulamento.

Os participantes do Desafio Green Rio cedem, automaticamente, sua imagem, nome e som de voz aos realizadores, de forma inteiramente gratuita, com vistas ao reforço da mídia publicitária do presente desafio de inovação sem ônus de espécie alguma para os realizadores, por prazo indeterminado e sem restrição territorial. Assim como implicam no conhecimento e total aceitação de todos os itens descritos neste Regulamento.

Quaisquer questionamentos não observados neste edital serão deliberados por um conselho formado por representantes de instituições parceiras.

Dúvidas e questionamentos podem ser enviados para:

Compartilhamento da página